RP Paisagismo

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Armadilhas para Pragas

Saiba como montar armadilhas que identificam as pragas presentes em seu jardim e que também ajudam no controle da infestação.

1 - ÁGUA - Como os ácaros não gostam de umidade, borrife água na planta regularmente e, assim, mantenha-os bem longe. Isso evitará a disseminação deles e consequentemente danos graves às espécies vegetais.

2 - ALHO - O extrato de alho ajuda a manter os indesejados ácaros, pulgões e percevejos longe dos canteiros do jardim. Sua fórmula consiste na mistura de 1 kg de alho, 5 litros de água, 100 g de sabão e 20 colheres (de café) de óleo mineral. Para prepará-la, os dentes de alho devem ser bem moídos e postos para repousar no óleo mineral por 24 horas. Em outro recipiente, dissolva o sabão na água que, de preferência, deve estar quente. Em seguida, misture o sabão à solução de alho e óleo. Antes de usar o defensivo, é aconselhável filtrar e diluir a mistura em 20 partes de água. Depois, basta pulverizar as plantas com a substância.

3- BORRA DE CAFÉ - Quando aplicada no solo, a borra de café age como repelente de pragas como lesmas e caracóis. Basta jogá-la sobre a área que abriga os exemplares que correm o risco de sofrer com o ataque dessas pragas.

4 - CERVEJA E SAL - Para evitar o ataque de lesmas e caracóis, use isca de cerveja. Para prepará-la, enterre uma lata de azeite sem tampa, deixando a abertura no nível do solo. Dentro do recipiente, coloque um pouco de cerveja e sal. As pragas são atraídas pela bebida alcoólica, entram na lata e morrem desidratadas devido ao sal.

5 - CHUCHU OU BATATA E SAL - Deposite alguns pedaços de chuchu ou de batata com sal dentro delatas rasas - como as de azeite cortadas ao meio. Essa mistura é eficiente contra lesmas, caracóis e tatuzinhos, já que os mantém afastados.

6 - DETERGENTE - Coloque uma bandeja ou prato raso de plástico ou metal, de preferência amarelo, com água e algumas gotas de detergente, para prevenir pulgões e cigarrinhas. Eles serão atraídos pela cor amarela e ficarão presos na solução. 

7 - FITA ADESIVA - Para evitar o ataque de formigas a vasos e jardineiras, passe fita adesiva em volta dos recipientes, deixando exposto o lado com a cola. Quando as formigas tentarem subir, ficarão presas.

8 - FITA ADESIVA AMARELA - As fitas adesivas amarelas servem para capturar pragas como moscas-brancas, pulgões, cigarrinhas, vaquinhas, entre outros insetos de vôo fraco. Eles são atraídos pela cor e ficam presos na parte colante.

9 - FITA ADESIVA AZUL - Para capturar os tripes, use fita adesiva azul nas peças que abrigam as plantas, como vasos e jardineiras. Eles são atraídos pela tonalidade e ficam presos à cola da superfície, evitando sua proliferação. 

10 - LEITE - O leite atrai as lesmas. Por isso, no entorno das espécies vegetais, distribua pedaços de estopa molhados com água e um pouco de leite. No outro dia, pela manhã, vire-os e faça a cata manual das lesmas.

11-  SEMENTES DE GERGELIM - Espalhar sementes de gergelim em volta do canteiro afasta as formigas cortadeiras. Elas também podem ser dispostas sobre o formigueiro, pois o gergelim intoxica o fungo, matando as formigas que se alimentam dele.