RP Paisagismo

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Poda

PODA DE FORMAÇÃO
(A retirada adequada de galhos proporciona maior vigor às plantas)

poda-de-formacao-1 poda-de-formacao-2

PODA DE FORMAÇÃO

poda-de-limpeza-1 poda-de-limpeza-2

PODA DE CONDUÇÃO

poda_de_conducao-1 poda_de_conducao-2

CERTO-ERRADO

TOPIARIA DE CERCA VIVA
Materiais: tesourão de poda, estacas de bambu ou madeira (a altura varia conforme a cerca-viva) e arame galvanizado número 10 (a medida depende do comprimento da cerca-viva)

topiaria-cerca-1 topiaria-cerca-2 topiaria-cerca-3

1 - Primeiramente, em linha reta à cerca-viva, coloque as estacas de bambu ou madeira com a distância aproximada de 1,5 m entre cada uma delas. A fileira de estacas deve ter a extensão da barreira verde.

2 - Estique o arame galvanizado número 10 por todo o comprimento da estrutura, fazendo três faixas (topo, meio e base) e prenda-o firmemente nas estacas, evitando que formem "barrigas"

3 - Usando o tesourão de poda, que deve estar limpo e esterilizado, comece podando da parte mais baixa dos arbustos seguindo em direção ao topo. É importante fazer uma faixa de cada vez.

topiaria-cerca-4 topiaria-cerca-5 topiaria-cerca-6

4 - Corte os galhos dos arbustos na direção de baixo para cima (em diagonal), dessa forma, não sairão do formato de topiaria. Além disso, a frequência de manutenção será bem menor.

5 - Ao finalizar o corte das três faixas, disponha as estacas de bambu ou madeira nas laterais da cerca-viva, faça as três divisões e realize o desbaste seguindo as mesmas recomendações da parte da frente.

6 - Apare o ápice dos arbustos, moldando um formato. Para fazer quadrado, retire os ramos excedentes do cume. O redondo parte do mesmo princípio, mas as laterais são arredondadas, sem quinas.


TOPIARIA REDONDA

Materiais: 1 exemplar de arbusto, arame galvanizado número 10 em formato de círculo, tesoura de poda de bico reto e fino, tesoura de poda para parreira de bico reto e fino, alicate de bico fino e arame galvanizado número 24

 

ANTES DE INICIAR O PROCESSO, PRENDA AS DUAS PONTAS DO ARAME GALVANIZADO NÚMERO 10 EM FORMATO DE CÍRCULO COM UM PEDAÇO DE ARAME GALVANIZADO NÚMERO 24, ENROLANDO ESTE ÚLTIMO FIRMEMENTE COM A AJUDA DO ALICATE DE BICO FINO PARA QUE AS PONTAS NÃO SE SOLTEM. PARA UM BUXINHO DE 60 CM DE DIÂMETRO, USE UM ARAME DE 50 CM DE DIÂMETRO.

topiaria_red_1 topiaria_red_2 topiaria_red_3

1 - Coloque a esfera metálica, evitando deixar galhos dobrados ou presos. Caso esteja frouxa, use 10 cm de arame galvanizado número 24 para prendê-la ao galho.

2 - Usando a tesoura de poda de bico reto e fino, comece a retirar os galhos sobressalentes que estão na "faixa" próxima da haste, em toda a circunferência do exemplar.

3 - Retire a esfera metálica cuidadosamente da planta quando a faixa em volta estiver bem aparada e já aparentando o formato arredondo almejado.
topiaria_red_4 topiaria_red_5 topiaria_red_6

4 - Coloque a esfera verticalmente e centralizada no exemplar. Com a tesoura de poda de bico reto e fino, siga aparando os ramos que estão na área da guia.

5 - Mantenha o movimento da tesoura de baixo para cima. Ao finalizar, remova a esfera. Faça a limpeza na parte de baixo da planta, deixando um "toco" de cerca de 1 cm.

6 - Use a tesoura de poda para parreira, de bico reto e fino, para dar acabamento, ou seja, retirar pontas de galhos sobressalentes que sobraram


TOPIARIA EM ESPIRAL

Materiais: 1 exemplar de arbusto, arame galvanizado numero 10 em formato espiral, tesoura de poda de bico tolo e fino, tesoura de poda para parreira de bico reto e fino, e alicate de bico fino

 

PARA UM BUXINHO DE 60 CM DE DIÂMETRO, PODE-SE UTILIZAR UM PEDAÇO DO ARAME GALVANIZADO NÚMERO 10 COM CERCA DE 140 CM DE COMPRIMENTO. NA COMPOSIÇÃO DO FORMATO EM ESPIRAL, É IMPORTANTE MANTER AS PONTAS DO TOPO DO EXEMPLAR PARA QUE O ARBUSTO CRESÇA E SE DESENVOLVA ADEQUADAMENTE. COM O TEMPO, DEVE-SE MODELAR ESSA REGIÃO.

topiaria_esp_1 topiaria_esp_2 topiaria_esp_3

1 - Para iniciar, coloque o arame galvanizado número 10 em formato de espiral, girando para facilitar seu encaixe no buxinho, sem machucá-lo.

2 - A ponta da haste deve ficar na base da planta e a outra no topo. A ponta de cima deve estar centralizada o máximo possível no meio do exemplar.

3 - Com a tesoura de poda de bico reto e fino, corte os galhos entre uma volta e outra da guia, seguindo o caminho do arame, com cortes de baixo para cima.

topiaria_esp_4 topiaria_esp_5 topiaria_esp_6

4 - Agora, com a tesoura de poda para parreira de bico reto e fino, volte para a parte de baixo da planta para fazer uma limpeza profunda, retirando os ramos sobressalentes.

5 - Extraia os galhos mais grossos da parte de cima do exemplar, eliminando os excessos nas laterais em volta do arame, usando a tesoura de poda de bico reto e fino.

6 - Por último, com a tesoura de poda para parreira de bico reto e fino, faça os ajustes necessários, tornando os espaços entre as hastes metálicas homogêneos.