RP Paisagismo

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
ÁRVORES - Árvores

PLANTIO DE ESPÉCIES DE GRANDE PORTE

Aprenda, passo a passo, a plantar um exemplar de árvore nativa, como ipê-amarelo (Tabebuia spp), jequitibá (Cariniana estrellensis), goiabeira (Psidium guajava), pitangueira (Eugenia uniflora) e araçazeiro (Psidium cattleianum), entre outras, e acrescente mais verde ao seu jardim.

Siga as instruções ao lado, que remetem a um método mais adequado de plantio de espécies arbóreas, chamado de berço (ao invés da cova comum).

Vale lembrar que é preciso escolher uma espécie adequada às características do local e avaliar a proximidade de residências, redes aéreas ou subterrâneas, calçadas e gramados. É imprescindível levar em consideração esses aspectos; caso contrário, no futuro, o exemplar terá que ser retirado por ter sido plantado em local inapropriado.

MATERIAIS: pá, calcário, pó de rocha, carvão, cinzas, garrafa PET e palha

plantio_arvo-1 plantio_arvo-2 plantio_arvo-3

1 - Prepare um buraco de pelo menos 80 x 80 cm. Conforme tirar a terra, disponha as camadas em montes separados, sem misturar.

2 - Coloque a terra de volta, sem inverter a ordem em que foi retirada (a que estava embaixo, volta para baixo). Despeje o calcário.

3 - Forme outra camada de terra e cubra com pó de rocha. Despeje terra e uma mistura de carvão   e cinzas. Alterne as camadas até o nível natural.

plantio_arvo-4

plantio_arvo-5

plantio_arvo-6

4 - Usando uma enxada, abra um buraco redondo do tamanho que acomode o torrão do exemplar arbóreo que será plantado.

5 - Coloque a muda no buraco aberto, com cuidado para não danificar o torrão, e, então, cubra com a porção de terra retirada.

6 - Depois do exemplar colocado no buraco e bem coberto por terra, espalhe ao redor dele o composto orgânico.

plantio_arvo-7

plantio_arvo-8

 

7 -Para proteger a planta de insetos, corte as partes superior e inferior de uma PET, segure as folhas e o caule e passe-os por dentro da garrafa.

8 - Verifique se a muda está bem acomodada e, para finalizar, disponha a palha ao redor da garrafa para proteger o solo adubado.

 

GALERIA DE FOTOS

Exóticas e Floridas
Exóticas e Flor...

 

Display Num 
 
 
Powered by Phoca Gallery